quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Amor platônico

É, mais uma vez você Amor, saiba que você me dá muito trabalho.
Amor platônico,..., para entendermos melhor vamos recorrer à antiga filosofia, para começar Platão viveu na Grécia, e era discípulo de Sócrates (que também era muito doido), voltando ao que interessa, esse tal de Platão criou um pensamento que era o seguinte: Existia paralelo ao nosso universo um mundo diferente, o mundo das ideias e tudo que existia nesse mundo era um reflexo do nosso universo, só que com um porem, era tudo perfeito, inatingível.
O Amor platônico então pode ser definido como algo perfeito e inatingível, tudo bem, aprendi que coisas perfeitas não existem ( porque senão não haveria um equilíbrio, lógico), mas inatingível?
Acho que mesmo o amor não sendo perfeito, a pessoa quando ama atinge e acredita na sua perfeição, eu não acredito, perdi a fé na humanidade e perdi a fé no amor, coisa que hoje em dia anda muito banalizada.Não sei se sou o único a pensar que as palavras "Eu te amo" duram pra sempre, deveriam durar pelo menos,e eu sempre acreditei e nunca disse tais palavras sem acreditar nos meus sentimentos, mas as pessoas entendem que "Eu te amo" não é uma coisa forte,e usam essa expressão da mesma forma que usamos um "Te adoro", ou seja, para mostrar afeição.Às vezes, estamos tão cegos em paixão e alegria que esquecemos o significado de amor e dizemos tais palavras para pessoas que não queremos ter em nossas vidas num futuro, repetindo : Nunca fiz isso.
Voltando ao foco, Amor platônico pode fazer muito mais sentido aos depressivos,solitários ,apaixonados, desiludidos que o entendem como uma coisa utópica,e perfeita demais para ser atingida. Em alguns casos é realmente impossível de se atingir, mas às vezes nem tanto, o problema é que não tentamos ou não temos coragem de chegar de peito aberto e dizer um "EU TE AMO" verdadeiro para as pessoas certas. Com isso esse tipo de Amor torna-se uma bomba relógio, pronta para explodir e acabar com o sistema mental do indivíduo, vou me permitir parafrasear uma "amiga" que já falou e compôs uma música com o tema, um dia ela será famosa então vou escrever enquanto isso não acontece, enquanto ela não me esquece de vez: "I'ts a platonic love,I'ts a platonic love, I'ts not good enough,I'ts not good enough[...]This love will kill me, wooah wooah".
Para terminar gostaria de me contradizer um pouco, já que o Amor é contraditório, acho que eu posso ser um pouco, discordo de Platão quando se refere à perfeição do Amor como sendo privilégio do mundo das ideias, eu acho que o Amor pode sim ser perfeito em nosso universo, desde que estejamos com a pessoa que amamos de fato, mesmo porque quando estamos com ela tudo não parece ser ,...,tudo É perfeito.

3 comentários:

  1. Gostei do texto realmente só quem ama de verdade sabe o sentido de perfeição, e as palavras "eu te amo" pra mim, ainda tem um sentido muito forte quando ditas com firmeza, olhando nos olhos, é real...muitas vezes ( infelizmente não é pra sempre =/) mas um dia teve sentido ser dita...enfim, as pessoas que um dia eu disse que amava eu continuo amando....mesmo contra a minha "vontade"! Parabéns Fábio, Parabéns Platão! =)

    ResponderExcluir
  2. Fábioo, gostei mt msm dos seus textos, e concordo com vc. Tb acho q está td mt banalizado, mas quero te dizer uma coisa como amiga de verdade: não deixe de acreditar na humanidade e nem no amor!! Eu sei q ta td uma merda, mas, sério, quem merece com certeza vai encontrar td de melhor!!

    ResponderExcluir
  3. Amor Platônico , dizem ser o mais sincero amor , pois você simplesmente ama . Sem pedir nada em troca .. / Eu acredito no amor . Naquele Amor que dura pra sempre . Talvez demore para se encontrar , ou com sorte , seja rapido . Mas , eu sei que ele existe . Fábio , nunca deixe de acreditar na existencia do amor . Tudo o que a contece , talvez seja para provar se você merece , ou a pessoa merece recebe-lo . Compreende ? rs Complexo né ? Mas enfim , sendo breve , nunca dúvide da existência de um amor , eterno , sincero e puro . nunca !

    ResponderExcluir